JUDEUS EM PORTUGAL DURANTE A II GUERRA MUNDIAL


Em fuga de Hitler e do Holocausto

Irene Flunser Pimentel, Editora Esfera dos Livros, 436 páginas + 32 extra textos (16×23,5 cm, brochado c/sobrecapa), ISBN 978-989-626-013-3, 2006

A partir dos anos 30, com a subida de Hitler ao poder e durante a II Guerra Mundial, Portugal tornou-se num porto de abrigo para milhares de judeus e refugiados políticos que fugiam das perseguições nazis e do Holocausto.

Chegavam por via terrestre, através de Espanha, ou em navios fretados, muitas vezes graças à ajuda de cônsules portugueses, como Aristides de Sousa Mendes, que desobedecendo às ordens do regime e às políticas de restrição de entrada da PVDE, lhes concedeu vistos que significaram a sua salvação.

Sobre a autora:

Irene Flunser Pimentel licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984. Concluiu o mestrado em História Contemporânea (variante século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Contributos para a História das Mulheres no Estado Novo. As organizações femininas do Estado Novo (Obra das Mães pela Educação Nacional e Mocidade Portuguesa Feminina), 1936-1966. Encontra-se a terminar a tese de doutoramento sobre a PIDE/DGS, polícia política do Estado Novo, entre 1945 e 1974.

·         Retrato humano da passagem dos refugiados judeus por Portugal e a reacção do regime de Salazar

·         Calcula-se que tenham passado por Portugal entre os 50 mil e os 100 mil refugiados

·         Passaram por Portugal alguns «refugiados eminentes» como Saint  Exupéry, Heinrich Mann, Marc Chagall e Bela Bartok

·         A autora colabora desde 1994 na revista História, da qual foi directora até 2001

·         Documentação e fotografias inéditas dos refugiados

·         Autora dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-45

Sobre RAMM
My Motto: The wise man doesnt give the right answers, he poses the right questions, Claude Levi-Straus.

4 Responses to JUDEUS EM PORTUGAL DURANTE A II GUERRA MUNDIAL

  1. Caros Senhores:

    tenho a grata satisfação de comunicar que o Museu Norte-Americano Memorial do Holocausto colocou no ar o site da Enciclopédia do Holocausto em português. Para acessá-lo, basta ir:

    – à página do Museu http://www.ushmm.org/ (o menu à esquerda mostra a lista de idiomas, basta clicar em cima do Português)

    – ou, com acesso direto, à página http://www.ushmm.org/museum/exhibit/focus/portuguese/

    Por favor, solicito sua gentileza no sentido de divulgar estas páginas eletrônicas para todos seus contatos, e se possível também para os meios de comunicação nos países lusófonos.

    Muito grata por sua atenção.

    Sonia Bloomfield, Ph.D.

  2. Elton Pinheiro diz:

    Em fuga de Hitler e do Holocausto…um bom livro para quem procura as suas origens judaicas…ajuda a compreender a existência de judeus em Portugal.

    Desde já os meus parabéns para Irene Pimentel!

  3. Diana Franco diz:

    Na busca de informação para um trabalho no âmbito do meu mestrado, encontrei este livro. Infelizmente, encontro-me a residir na Polónia e o envio deste livro para esta zona da Europa será “um quanto ou muito” difícil.
    Será que existe alguma maneira de encontrar livros on line e qui ça até mesmo este?
    Se alguém me poderá ajudar neste contexto, agradeceria.
    O meu trabalho aqui será útil não só de modo a reencontrar as minhas origens mas também para esclarecer o pessoal docente da minha faculdade (Jagiellonian University), as origens e controvérsias da existência Judaica em Portugal.

    No entanto, se isso não for possível, farei o meu melhor no trabalho a desenvolver e quando voltar a Portugal nas férias irei desde logo comprar o livro da senhora Irene Pimentel.

    Muito Obrigada,

    • euroenigma diz:

      Prezada Diana,

      Este e muitos outros livros poderá encontrar em livrarias online como a FNAC ou a Webbom entre outras. Faça uma pesquisa e verá que não é assim tão difícil de encomendar online de Portugal.

      Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: