HAGADÁ DE PÊSSACH



Idealização: Jairo Fridlin, Ilustrações: Ruben Rosemberg, Editora Sêfer, 126 páginas (16×23 cm, brochura), ISBN 978-85-85583-17-0, 1993 (10ª edição)

PORTUGAL: Informações e encomendas através do email euronigma@sapo.pt

***

INTRODUÇÃO

Um momento especial na vida familiar judaica é a hora do Sêder. Nele, o povo judeu resgata a sua memória tri-milenar e vivencia a época na qual uma grande família conquistou sua liberdade e soberania e passou a conviver no palco das nações no sentido mais pleno.

É revivendo os episódios desta saga que culminou no êxodo do Egipto que a família judaica congraça-se e renova sua crença num mundo livre e mais humano, acalentando a chama da tradição e a aspiração messiânica, sob a égide do Estado de Israel e a grande esperança de continuidade depositada nos jovens e crianças do nosso povo.

Esta Hagadá, que ora apresentamos, reflecte esse anseio. Dirigida aos públicos jovem e adulto, ela pretende reforçar o elo de ligação entre as gerações, possibilitando a todos acompanhar juntos as sublimes lições que há milénios nossos antepassados revivem nas duas primeiras noites de Pêssach.

Através de recursos gráficos sofisticados e uma preocupação constante com a didáctica e a clareza dos textos, esta Hagadá almeja fortalecer a tradição do Sêder nos lares judaicos – de um Sêder com conteúdo religioso, à maneira tradicional.

Nesse sentido, esta Hagadá traz, lado a lado, um moderno texto hebraico, sua transliteração (pronúncia fonética), para aqueles entre nós, que ainda não aprenderam o nosso idioma sagrado, sua tradução para o português, tradução esta explicativa, bem acessível e adaptada para a leitura em voz alta, instruções concisas sobre os procedimentos usuais durante o Sêder, tanto para ashkenazim como para sefaradim, e breves comentários sobre alguns trechos relevantes e conhecidos. As ilustrações e todo o colorido pretendem, ao mesmo tempo, encher os olhos das crianças e servir como instrumento didáctico para certas nuances da Hagadá.

A sensação do dever cumprido sentiremos se mais chefes de família “ousarem” organizar um Sêder em suas casas e descobrirem quão prazeiroso, fácil e recompensador é para um pai ou uma mãe transmitir eles mesmos aos seus filhos a emoção e responsabilidade de ser judeu.

São Paulo, Adar de 5753, Março de 1993

Jairo Fridlin

Sobre RAMM
My Motto: The wise man doesnt give the right answers, he poses the right questions, Claude Levi-Straus.

2 Responses to HAGADÁ DE PÊSSACH

  1. Caros chaverim.

    Mantemos no Brasil um projeto chamado Amazônia Judaica, com posta por:
    Revista Amazônia Judaica – impressa
    Site: Portal Amazônia Judaica ( http://www.amazoniajudaica.org ( em fase dereformulação e ampliação, devendo ser relançado em março) e dois blogs:
    Blog Amazônia Judaica ( http://www.aj200.blogspot.com) e
    Blog Universo Sefaradi ( http://www.universosefaradi.blogspot.com)
    Gastaríamosdemanter uma parceria/troca: divulgaremos seu link emnossosveículos e pedimos q.façam omesmo em seu blog.
    Agradecemos antecipadamente.
    David e Elias Salgado – Portal Amazônia Judaica

    • RAM diz:

      Prezados Elias e David Salgado,
      Conhecemos bem o vosso projecto Portal Amazônia Judaica e aqui em Lisboa utilizamos o Sidur Ner Shabat e os Machzorim de Rosh Hashaná e Yom Kippur porque o Nussach é o mesmo… nós temos uma Loja online que os poderia inclusive vender para a Europa. Vejam em http://www.judaicaportugal.com.
      Vamos colocar ainda hoje os links para o vosso Portal e Blogs no nosso Blog. Quase metade dos 41,000 vistantes deste blog são do Brasil.
      Cordial Shalom
      Ricardo Moreno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: