HISTÓRIA DOS JUDEUS PORTUGUESES


Carsten L. Wilke, Edições 70 (Portugal), Colecção Lugar da História, 247 páginas, ISBN 9789724415789, 2009, já nas Livrarias!

Portugal tem um olhar único sobre a história judaica. No imaginário nacional, o judaísmo pertence não apenas à sua tradição cultural, mas também à sua genealogia. Na época medieval, os monarcas portugueses garantiram aos judeus mais protecção e segurança do que qualquer outro país europeu.

A entrada de Portugal na era moderna fez-se, porém, no decurso de um processo de «cristianização» violenta de toda a sua vasta comunidade judaica, e os descendentes desta, quando não puderam, ou quiseram, sobreviver como judeus no exílio, misturaram-se em grande número ao resto da população. Os que se exilaram e vieram a fundar, ou desenvolver, dezenas das mais dinâmicas comunidades judaicas do mundo moderno, nem por isso deixaram de reivindicar além-fronteiras a identidade contraditória de «judeus do desterro de Portugal».

Há mais de um século que esta história complexa e absolutamente singular apaixona estudiosos dos mais variados ramos do saber, dentro e fora de Portugal. E se hoje os aspectos parcelares de dois milénios de civilização judeo-portuguesa estão amplamente estudados, são também dos mais mal resumidos, o que explica que sejam tão mal conhecidos fora dos círculos especializados. A presente síntese vem colmatar essa lacuna.

***

Sobre o autor:

Carsten L. Wilke é doutor em Estudos Judaicos pela Universidade de Colónia e estudou na Escola Prática de Altos Estudos de Paris. Foi professor nas universidades de Heidelberg, Düsseldorf e Bruxelas, e é actualmente investigador no Instituto Steinheim de História Judaica Alemã, em Duisburg. Autor de numerosos livros e artigos, Carsten Wilke tem-se dedicado ao estudo das transformações vividas pelo judaísmo europeu, desde o criptojudaísmo do Renascimento ibérico até o modernismo rabínico do século XIX.

Sobre RAMM
My Motto: The wise man doesnt give the right answers, he poses the right questions, Claude Levi-Straus.

53 Responses to HISTÓRIA DOS JUDEUS PORTUGUESES

  1. Sara Parente diz:

    Tenho lido tanto, tanto… vários séculos… mas há sempre mais e quero ler: = prazer e aprender. Obrigada. Tenho tios-avós com nomes judeus, veia espanhola donde veio o meu tetravô, o “espanhol” que deu à luz várias moçoilas morenas, espanholadas, como diziam… era o Ezequiel velho… depois vieram nomes leninistas🙂 Vladimiros, etc., à mistura havia Joaquinas, Marianas, Edviges, Ildas, Urgel, Eduardos… miscelânea boa, todos ateus e republicanos… de tudo um pouco… A minha mãe ainda tem o nome de Malico (veia árabe?) Adoro ler e reviver a história… Beijokas e obg pela v/ paciência :)…

  2. Alex Araujo Ribeiro diz:

    olá!
    Gostaria de saber se o meu sobrenome é de Judeus Portugueses.
    obrigado

    • euroenigma diz:

      Prezado Alex,

      Desculpe o atraso, o sobrenome Ribeiro é de origem Judaica Sefardita (da península Ibérica). Deixe-me dizer que um sobrenome, hoje em dia, não serve de prova para nenhuma ancestralidade Judaica, somente para ter uma ideia se alguns dos seus antepassados serão ou não de origem Judaica.

      Um abraço

      • Minha avó paterna chamava-se Maria de Jesus Pinto Nogueira, Minha mãe, Maria Adelaide Nogueira (antes de casar). Meu pai, Gabriel Rodrigues Monteiro. Tenho certeza que meus ancestrais por parte de mãe e pai eram judeus. Tenho interesse, independentemente de ser ou não reconhecido como judeu, de saber os nomes de origem das duas famílias que se optaram, ou de qualquer forma se transformaram em cristãos novos. Gostaria de recuperar o nome por parte da família de minha mãe para usar, através de solicitação à junta de freguesia de minha terra natal, Fornelos (Santa Marta de Penaguião). Por favor me informem da possibilidade ou indiquem onde posso obter a informação. Com 66 anos, o tempo urge..

        Shalom,

    • mordechai benshlomo diz:

      seu sobrenome é de origem comprova judaica, aprova é que não existe transliteração do sobrenome ribeiro, tem somente a tradução direta que é naar. portanto meu amigo se teu sobrenome é ribeiro, você é um judeu autêntico de sangue. faça o DNA e comprovará isso. siga seu coração e alma judia.

      • Danilo Ribeiro diz:

        Olá, Mordechai! Como tenho sobremome Ribeiro fiquei curioso sobre o assunto, principalmente porque você afirma com muita convicção de que todos os Ribeiro são judeus de sangue. Poderia me explicar melhor isso? Obrigado!

      • gianpiero diz:

        Os sobrenomes Pereira e Freitas são 100% judaicos?

      • madalena diz:

        então minha mãe é pois ela é da Silva Ribeiro

    • Ubiratan João Ribeiro da Silva diz:

      gostaria de saber se eu posso ser decendentes de Judeus a minha arvore geanologica por parte de mãe os sobre nomes são, biza vós maternos sabino Joaquim Fernandes,Claudomira Ribeiro,tataravós,Manoel Joaquim Fernandes,MariaFernandes de Oliveira OBRIGADA.

      • Ubiratan João Ribeiro da Silva diz:

        minha avó materna é Amelia ribeiro de OLIVEIRA

  3. Antonio Jose Garcez Castello diz:

    Prezados senhores,

    Gostaria de saber se meu sobrenome tem alguma possibilidade de origem judaica…???

    Grato pela atenção…Toni

  4. Gabriela diz:

    Pezados senhores,
    Venho procurando a origem dos meus antepassados (familia paterna) mas tem sido muito difícil encontrá-la. A família de meu avô, Rodolpho Câncio do Rego é de Alagoas, Brasil, e, pelo que pude apurar descende de judeus que foram mortos na inquisição. Parte da família adotou o nome Rego Barros e escapou. Mas a minha familia simplesmente sumiu do mapa. A minha avó paterna chamava-se Maria do Carmo Azevedo de Gouveia. Gostaria de saber se a familia é de origem judaica. Desde já agradeço,
    Gabriela

    • RAM diz:

      Prezada Gabriela,
      A maior parte dos Portugueses e Brasileiros têm na sua árvore genealógica algum sobrenome de origem judaica. Existem vários websites com listas de nomes de origem judaica onde poderá pesquisar o seu caso. Devo alertar, no entanto, que o facto de ter um sobrenome de origem judaica não o faz, à luz da lei judaica, judeu.
      Cptos
      Ricardo

  5. tereza cristina da silva vallegas diz:

    gostaria de saber se meu sobrenome tem origem judaica?
    meu avô tem sobrenome Rocha e outro Vallegas.
    Desde já agradeço, Tereza

    • RAM diz:

      Prezada Tereza,
      A maior parte dos Portugueses e Brasileiros têm na sua árvore genealógica algum sobrenome de origem judaica. Existem vários websites com listas de nomes de origem judaica onde poderá pesquisar o seu caso. Devo alertar, no entanto, que o facto de ter um sobrenome de origem judaica não o faz, à luz da lei judaica, judeu.
      Cptos
      Ricardo

  6. jofre Cordeiro Raposo diz:

    da parte de meu pai ; DUARTE RAPOSO/ BRAGA
    ” ” ” minha MAE;CORDEIRO/FERREIRA

    QUERIA SABER SE E’ DE ORIGEM JUDAICA.
    TENHO FE’ QUE SIM!
    MUI OBRIGADA

    JOFRE

    • RAM diz:

      Caro Amigo Jofre,

      A maior parte dos Portugueses e Brasileiros têm na sua árvore genealógica algum sobrenome de origem judaica, no seu caso procuraria penso que o Cordeiro e o Ferreiro terão muitos boas hipóteses de ser de origem cristã nova (judeus convertidos). Devo alertar, no entanto, que o facto de ter um sobrenome de origem judaica não o faz, à luz da lei judaica, judeu.
      Um abraço
      Ricardo

  7. André Luis Leme de Assis diz:

    Olá, sou de Porto Feliz (São Paulo), Brasil
    Meu sobrenome é de Assis, será que posso ser descendente de Judeus Portugueses?
    Sei que é um sobrenome de origem religiosa, mas também pode ser toponímico, e na verdade não sei da onde vieram os meus antepassados, pode ser de Portugal (mais óbvio) ou da Itália, ou até de outro país
    Parece também que os Judeus não se casavam com Europeus, só que meu sobrenome do meio é Leme, de origem Neerlandesa/Belga, em sua grafia original era Lem, depois foi aportuguesado em Portugal
    Enfim, estou muito confuso, o Senhor pode me ajudar?

    Obrigado
    Abraços

    • RAM diz:

      Prezado André,

      Não o consigo ajudar nessa busca porque não estou de posse de muitos dados sobre sobrenomes, no entanto, penso que encontrará um ponto de partido neste site http://www.sephardim.com que tem muita informação sobre sobrenomes de origem sefardita, conversos, marranos, cristãos novos e links para outros sites sobre o tema.

      Cordial Shalom

    • Caríssimo André Luis Leme de Assis, LEM é o cognome de Maert Lem de Brugges, da Bélgica, famoso mercadante do século passado que seus pais eram holandese ,ele se casou com D>Leonor e mudou para Madeira, Funchal;Portugal ali teve seus filhos um é meu avo Antonio Leme , fidalgo de D.Joao II , e se casou com D.Catharina de Barros e mudou-se para o Brasil, e deles veio a origem do nome da famosa praia do Rio de Janeiro … assim descendo a genealgia dos Leme… veio ao o povo de meu pai que eram nobres , no Império do Brasil, que fundou o famoso Feudos dos Pires Barbosa .,nessa cidade de Guaratinguetá´,SP.eu sou a 6 geração.se quiser me add no facebook terei o prazer de falar com o senhor. Mas segue essa dica os Leme é filhos de Maert Lem;boa sorte.espero ter ajudado, e veja fica em média de 15 euros pra eu obter as certidão do meu avo Antonio Leme.talvez vc consiga ver ali qual dos filhos de Maert é seus avos.Ficar bem!

  8. janio pinheiro da silva diz:

    meu nome e janio pinheiro da silva nasci em palmeira doa indios alagoas levo o sobrenome do meu pai mas as minhas avos tem sobrenomes floripes da natividade e conceiçao gostaria de saber se sao de judeus vindo de portugal no passado ja que alguns sobrenomes constam na lista de cristaos novos

  9. meu avô era DAVI ALVES DUARTE.e era de PORTUGAL,não sei de que cidade.papai nasceu em OLIVEIRA,MINAS GERAIS,em 1898.
    meu avô foi embora quando papai ainda era uma criança.nove anos precisamente.e depois veio a noticia de sua morte de desastre de avião.
    agora fico sabendo de judeus portugueses…gostaria de saber se tenho chances de descobrir sobre isso.

  10. Margareth de Almeida Ribeiro diz:

    Pezados senhores,
    Venho procurando a origem dos meus antepassados (familia paterna) mas tem sido muito difícil encontrá-la. A família de meu avô, Pedro Francisco Ribeiro,Brasil, e, pelo pude apurar somos descendente judeus.

  11. Fernando diz:

    Olá, tudo bem ? Meu sobrenome é Rodrigues Frias. Eu gostaria de saber se algum deles é de orrigem judaica ?

    Obigado

    Abraço

    Fernando do Brasil

  12. Grande parte do povo brasileiro “pode ser ou não de origem judaica” – originários da península Ibérica – “Sefarad”, que ainda hoje leva este nome! Posso citar alguns sobrenomes: Amaral, Andrada, Andrade, Pereira, Reis, Paz, Gonçalves, Oliveira, etc… Mas é necessário confirmar em sua família a descedência, ancestrais, portugueses e espanhóis.

    Shavua Tov!
    Alexandre Wacker Dos Reis Pereira

  13. Rita de Cássia Souza Araujo diz:

    Olá, meu nome é Rita de Cássia Souza Araujo, meus avós maternos Angela Oliveira Souza e Manoel Belarmino de Souza (Português), meus avós paternos Vicente Mendes de Araujo e Matilde Souza Araujo. Será que tem alguma possibilidade de ter a descendência Judaica?
    E os costumes de meus avós sempre achei estranhos a meu ver, agora refletindo em várias coisas, começo entender…será???
    obrigado

  14. Fernanda Rodrigues diz:

    Queria saber tenho ascendencia judia,o sobrenome da minha vó e bisa maternas é Oliveira Rodrigues tb tenho Silva Santos.

  15. Fernanda Rodrigues diz:

    Queria saber se tenho ascendencia judia,sobrenome da minha bisa e vó materna Oliveira Rodrigues,tbm tenho Silva Santos?

    • CARMEN diz:

      shalom.sou morais cardoso pelos avos maternos e paiva pereira pelos paternos independente de ser ou não de descendencia judaica eu amo israel,esta cultura e mais que tudo amo o dus DE ISRAEL.

    • mordechai bem shlomoh diz:

      sim você tem ascendência judaica.oliveira é um sobrenome comum entre os judeus portugueses e rodrigues é de origem sacerdotal comprovadamente.

  16. Ana Cristina lopes da silva lobo alves diz:

    Boa tarde;
    minha bisavo materna chamava-se Maria Augusta lopes da silva varios indices na vida dela me leva a acreditar ser filha de judeus… trabalhou para a nossa Rainha de Portugal como empregada de limpeza e ao longo de tantos anos de serviço acabou por ser a cozinheira. Falava latim tinha um grande conhecimento da historia real mas nunca abordou a vida familiar, nem a vida de trabalho exesivamente reservada um senço de organiçao fora de fulgar e um uso e método de limpeza extraordinario,(Passah) sabia escrever e ler. O meu bisavo nomeado da Silva era o jardineiro alias participou a construçao de vàrios jardins em Lisboa, tomava conta dos cavalos da nossa Rainha de Portugal cavalariça….a filha destes Natevidade Augusta lopes da Silva Lobo minha avò tornou-se fadista e era empregada de fidalgos (judeus) o esposo meu avò nomeado Lobo era capitao nas forças militares. Minha mae sem a historia familiar e sem interesse algum ao passado nao consegue destinguir se eram o nao. Tenho no entanto varios trabalhos em panos que sao usados para uma festa muito especifica judia Passah feitos ha mao por ela, o que é mais incrivel, como é possivel que uma pessoa pobre vai fazer este tipo de trabalho se nao tem uso proprio, pra quê e pq? Tive a honra de trabalhar para uma communidade judia a onde fui confrontada com a realidade da minha bisavo e o contraste completamente oposto da minha mae.ehehhe
    Pensam que dà para verificar se a avo era judia? O registro civil em Lisboa de Portugal no dia 24 de abril de 1974 foi arrombado e muitos documentos queimados e completamente destruidos. Claro que me é impossivel de verificar visto eu estar tao longe. Tantas pequenas dicas me levam a acreditar, se é fico estupefacta.Obrigado e é com gosto que participo ao vosso blog.

  17. Rita de Cassia Souza Araujo diz:

    Eu gostaria de saber, se meu nome é de origem judaica, Rita de Cassia Souza Araujo, aguardo resposta, obrigada

    • josua shimon diz:

      o seu, e muitos outros, são, de facto, de origem judaica; de gente que na expulsão dos judeus de Porugal e de Espanha foram ter ao Brazil.
      mas … qual é a vossa tradição judaica?
      o nome vele o que vale. em Portugal há muitas pessoas de origem judaica que quizeram mascarar-se como católicos fervorosos e que renegaram toda a prática judaica.
      judeu ão é um povo de nariz comprido e aquilino; é gente que não renunciou à origem da sua civilização; conheço inclusivamente que, sem ser de origem judaica se converteu ao judaismo.
      DEFENI-VOS.
      Shalom
      joshua shimón

  18. josé pedro s proença (joshua shimón) diz:

    Shalom!
    Como EURONIGMA bem esclarece, ser judeu ou não, não é questão de apelido/sobrenome de origem judaica qualquer que seja o ramo.
    Há gente de origem judaica que abandonou a tradição e a prática; há também gente que se converteu ao judaísmo.
    Ter um mínimo de conhecimento e de prática é fundamental. Do conhecimento pode advir a prática, (sincera, obviamente).
    Confundir a Bíblia hebraica com a Bíblia Cristã, pensar que as festividades judaicas derivam das cristãs, como por exemplo que há um “Natal judaico”, quando é justamente o contrário é mau.
    EURONIGMA pode fazer uma lista de uma quantidade mínima de livros a ler e estudar (abusando da sua paciência).
    E não façamos confusões entre judaísmo e política de Israel que tem uma milenar História de martírio.
    Deixo-vos esta nota no dia 05 do mês de Iyar do ano de 5773; a 15 de abril de 2013 (no calendário romano).

    • Mais do que isso, sentir-se judeu no sentido de D’Us. No importando se se reconhecido ou no como judeu. Eu sou. A prtica depende de tradio, tradio que eu no tive. Mas tenho o conhecimento, ainda que parcial. Tenho estudado todas as religies e com a judaica que me identifico. Sinto-me judeu no porque fui ensinado, mas porque a minha vontade.

      Reconheo, porm, que h um fator de justia (ou injustia) que em muito suporta esta minha determinao: A perseguio religiosa. Hoje seria um judeu reconhecido e atuante se no fosse por essa perseguio. Mas como disse, D’Us v mais do que os homens e mulheres deste mundo. E sou naturalmente circuncidado.

      Um grande abrao!

      Em 15/04/13, “Literatura e Vida Judaica

  19. Rosa Maria Silva de Araujo Rocha diz:

    Gostaria de saber se tenho descendência judaica, os avós de meu pai se chamavam Melquiades Ribeiro e Floripidis Araujo e de minha Mae eram Maria Alice Conceição e Antonio Inácio da Silva

  20. MAURO FIGUEIRÓ diz:

    MEU SOBRENOME É FIGUEIRÓ DE ORIGEM PORTUGUESA, SERIA JUDEU PORTUGUES ? NASCI NO RIO GRANDE DO SUL, QUAIS SOBRE NOMES JUDAICO PORT. VIERAM PARA CÁ ? QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA FIGUEIRÓ?

  21. maria madalena diz:

    gostaria de saber se meu ancestrais eram judeus pois meu pai era lopes terrão e minha mãe tem silva ribeiro qual é minha descedencia por favor.grata.

    • josé-pedro proença diz:

      tentei explicar o entendimento de quem é ou não judeu nalgumas respostas que dei e que repetiria. os judeus não são uma raça de gente de nariz aquilino. os judeus são gente que têm um certo entendimento do mundo. por vezes o nome não importa. conheci um Kruz Abecassis que sendo de origem judaica era cristão. conheço um rapaz que mora no Barreiro que se converteu ao judaismo.
      Acerca de nomes entendamos o seguinte: muito judeus corridos pelos Reis católicos adotaram nomes para se camuflarem e esses nomes já existiam noutras famílias portuguesas.

      • renata diz:

        voce tem o mesmo nome do meu bisavo, ele se casou em são miguel arcanjo, entre em contado comigo por favor, renabelproenca@hotmail.com, abraço

  22. julio cesar rodrigues domingues diz:

    quero saber se meu sobrenome rodrigues e domingues são de origem judaica.minha avo e bisavó eram de minas gerais.

  23. Tatiane Ribeiro Torres diz:

    Gostaria de saber se é possivel o sovrenome do meu bisa ser de origem judaica,ele se chamava Antonio Candido Ribeiro ,o q minha tia me infirmou q ele nasceu em Portugal .Sera possivel minha familia ter origem judaica?

  24. Ester Menezes diz:

    Oi estou precisando de toda ajuda possível para montar uma arvore genealógica. Cresci ouvindo que minha avó por parte de pai era judia mas não tive muito contato com ela afinal de contas quando eu era criança os adultos não davam créditos para as crianças, só sei dizer que minha avó usava umas espécies de batas e tinha costumes estranhos era muito rigorosa tinha hora pra tudo na minha casa e as coisas das crianças eram separadas dos adultos , seu nome era Guiomar Ribeiro de Menezes (Menezes era da parte do meu avô)O problema é que a unica coisa que sei , é o nome dos pais dela, eles se chamavam Mário Ribeiro Rodrigues e a mãe Maria Ribeiro Rodrigues.Na identidade da minha avó diz município de Borba-amazonas 28-março 1921 só que não sei se ela nasceu realmente lá, porque as pessoas contam 2 historia uma que mataram os pais dela em Israel mas minha madrasta que era mas achegada a ela na época me contou que ela viu os jagunços matarem seus pais e uma irma dela e que isso aconteceu num interior de santa catarina mas ela conseguiu fugir com um irmão chamado Ramiro, e ela foi criada num convento porque foram separados, o que não entendo é como eles conseguiram chegar no amazonas e fico intrigada com as coincidências, por exemplo, o nome Ramiro me disseram que é judeu e era o nome do irmão dela outra coisa ele era alfaiate dizem que tem a ver com judeus e ela sempre escolhia nomes bíblicos para os filhos por exemplo como foi ela que me criou me deu o nome de Ester lembro-me de ela ser muito branca alta de cabelos lisos e muito longos, gostaria de saber se alguém sabe me informar de um site de confiança que faz esse tipo de pesquisa, investigação, sei lá , gente por favor me ajudem, desde já agradeço a todos, e tenho fé em Deus que irei conseguir desvendar esse mistério e resgatar a historia da minha família.

  25. Adriana diz:

    Na minha família sobrenome por parte de mãe : Lacerda,Ribeiro,Alves e Pereira
    Por parte de Pai: Guimarães e Teixeira
    Gostaria muito de obter respostas

  26. Shalom!!gostaria de saber do possivél cognome silva , ser de familia judaica e o cognome Pires Barbosa.. com origem em Madeira Funchal. e também o cognome Jofre, que veio da Italia. muito grato!

  27. mauro figueiro diz:

    GOSTARIA DE SABER SE O MEU SOBRENOME É DE JUDEU PORTUGUES – FIGUEIRÓ.

  28. manoel raposo diz:

    ola gostaria de saber se o sobrenome raposo e de origem judaica

  29. Tiago Ribeiro dos Santos diz:

    Olá gostaria de saber a origem do sobrenome Ribeiro dos santos.

  30. Tiago Ribeiro dos Santos diz:

    Olá gostaria de saber a história da origem do meu sobrenome e família.

  31. Leonardo da Costa Mundim diz:

    Gostaria de saber se tenho origem judaica, meu pai diz que o bisavô dele veio de Portugal, família Cunha e Alves, também tenho sobrenomes Gomes e Costa.

  32. Arlete B.S,Duarte diz:

    Olá. Lendo os interesses em saber descendência ou ascendência judaica, também gostaria de saber sobre minha família“Batista,Santos e Martins, Augusta. O que importa hj é o fruto de quem sou. Obrigado Eterno! Se possível gostaria dessa ajuda.

  33. Marinice Figueiró diz:

    Boa Tarde sou da Família Figueiró que teve origem em Portugal, você saberia dizer se temos origem Judia?

  34. Simone Alves Castro diz:

    E os sobrenomes Caldeira;Castro; e Alves? Tenho muita curiosidade!

Deixe uma Resposta

