OS PORQUÊS DA TORÁ



Alfred J. Kolatch, Editora Sêfer, 416 páginas (14×21 cm, brochura), ISBN 85-85583-57-6, 2004

PORTUGAL: Informações e encomendas através do email euronigma@sapo.pt

***

Embora a Torá, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, seja o objecto mais amado e celebrado no judaísmo, sua origem Divina ainda é questionada. Muitos se perguntam qual é a fonte desse documento sem igual que existe há 3500 anos? Quais são as origens das incontáveis leis, costumes e tradições que determinam seu texto e sua leitura? Por que judeus ortodoxos e não ortodoxos seguem certas práticas de maneiras diferentes?

Nesta obra, o rabino Alfred J. Kolatch segue a mesma fórmula bem sucedida de perguntas e respostas que criou para o Livro Judaico dos Porquês e sua sequência, o Segundo Livro Judaico dos Porquês, ambos publicados no Brasil pela Editora Sêfer. O rabino Alfred J. Kolatch não apenas dá respostas, mas também explica os diversos rituais e procedimentos referentes à Torá do modo como são observados hoje em dia.

Como se escreve uma Torá no pergaminho? O que são Notas Massoréticas? Por que certos textos são escritos de determinada maneira e lidos de outra forma? Qual o critério para se deixar certos espaços no texto? Qual a ligação entre os textos lidos dos profetas a cada semana com a porção semanal da Torá? Por que a Torá foi outorgada no Monte Sinai e não em Israel?

Estas e muitas outras dúvidas são respondidas de forma concisa, objectiva e acessível a todos os leitores, de leigos a eruditos e pesquisadores. Afinal, “Esta é a Lei que Moisés pôs diante dos filhos de Israel, de acordo com o Eterno, por intermédio de Moisés”.

Jairo Fridlin

***

Sobre o Autor:

O Rabino Alfred J. Kolatch é formado pelo Seminário para Professores e pela Faculdade de Ciências Humanas da Yeshiva University, foi ordenado rabino pelo Jewish Theological Seminary of America, recebendo em seguida o Título Doutor Honoris Causa em Teologia. De 1941 a 1948 exerceu a função de rabino nas congregações de Columbia, Carolina do Sul, Kew Gardens e Nova York, e como rabino do exército dos Estados Unidos. Em 1948, fundou a Jonathan David Publishers, onde ocupa o cargo de director-presidente.

Entre suas inúmeras obras publicadas destacam-se: The New Name Dictionary, The Jewish Home Advisor, The Jewish Child’s Book of Why, Our Religion: The Torah, Jewish Information Quis Book, Who’s Who in the Talmud, The Family Seder e The Complete Dictionary of English and Hebrew First Names.

Em Português foram lançados: Livro Judaico dos Porquês, Segundo Livro Judaico dos Porquês, Os Porquês da Torá e Estórias da Bíblia para Crianças, pela Editora e Livraria Sêfer.

Sobre RAMM
My Motto: The wise man doesnt give the right answers, he poses the right questions, Claude Levi-Straus.

8 Responses to OS PORQUÊS DA TORÁ

  1. Great article I really enjoy your blog.

    • RAM diz:

      Todah Rabah!!! Although the blog is written in Portuguese I also thank you for translating and reading the posts!

      By the way we may open a Jewish shop is Lisbon, Portugal (the first one since inquisition) this year, we will need a Judaica supplier, do you export for shops? Also do you know if we could sell our Jewish Literature in Portuguese through any website in Eretz Israel? My direct e-mail is euroenigma@sapo.pt

      Shalom
      Ricardo Moreno

  2. Reinaldo Pereira diz:

    Gostaria de saber se existe a tora transliterada nos nossos caracteres latinos….explicando melhor quero ler o hebraico no nosso alfabeto. Obrigado

    • RAM diz:

      Prezado Reinaldo,

      Que eu saiba só existem duas edições da Torá em Português; Torá – A Lei de Moisés da Sêfer e a Torá Viva. Ambas em Hebraico e Português mas sem transliteração. Não conheço nenhuma versão transliterada em Português, provavelmente encontrará em Castelhano ou Francês. Cumprimentos.

  3. gostaria de saber onde posso encontrar o talmud.

    • RAM diz:

      Prezado Garcia,
      Não existe uma tradução completa do Talmud para Português, existem em inglês, francês e espanhol. Poderá encontrar facilmente uma editora ou livraria que o venda fazendo uma pesquisa no Google. A Artscroll vende a edição em inglês, francês e hebraico, veja em http://www.artscroll.com/Talmud1.htm.
      Pode pesquisar outros livros relacionados na nossa livraria em http://www.judaicaportugal.com ou se reside no Brasil em http://www.sefer.com.br (que também vende o Talmud em inglês).
      Cordial Shalom
      Ricardo Moreno

  4. It reminds me of Torah lessons in school how the teacher was teaching us to read between the lines and discover the hidden levels beneath the story

    • RAMM diz:

      Indeed it does, todah rabah. I have just looked at your judaica articles, they are beautiful. Let me know if we can make any sort of partnership with our online store as well. http://www.judaicaportugal.com. My email is euroenigma@sapo.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: