OS PORQUÊS DA TORÁ



Alfred J. Kolatch, Editora Sêfer, 416 páginas (14×21 cm, brochura), ISBN 85-85583-57-6, 2004

PORTUGAL: Informações e encomendas através do email euronigma@sapo.pt

***

Embora a Torá, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, seja o objecto mais amado e celebrado no judaísmo, sua origem Divina ainda é questionada. Muitos se perguntam qual é a fonte desse documento sem igual que existe há 3500 anos? Quais são as origens das incontáveis leis, costumes e tradições que determinam seu texto e sua leitura? Por que judeus ortodoxos e não ortodoxos seguem certas práticas de maneiras diferentes?

Nesta obra, o rabino Alfred J. Kolatch segue a mesma fórmula bem sucedida de perguntas e respostas que criou para o Livro Judaico dos Porquês e sua sequência, o Segundo Livro Judaico dos Porquês, ambos publicados no Brasil pela Editora Sêfer. O rabino Alfred J. Kolatch não apenas dá respostas, mas também explica os diversos rituais e procedimentos referentes à Torá do modo como são observados hoje em dia.

Como se escreve uma Torá no pergaminho? O que são Notas Massoréticas? Por que certos textos são escritos de determinada maneira e lidos de outra forma? Qual o critério para se deixar certos espaços no texto? Qual a ligação entre os textos lidos dos profetas a cada semana com a porção semanal da Torá? Por que a Torá foi outorgada no Monte Sinai e não em Israel?

Estas e muitas outras dúvidas são respondidas de forma concisa, objectiva e acessível a todos os leitores, de leigos a eruditos e pesquisadores. Afinal, “Esta é a Lei que Moisés pôs diante dos filhos de Israel, de acordo com o Eterno, por intermédio de Moisés”.

Jairo Fridlin

***

Sobre o Autor:

O Rabino Alfred J. Kolatch é formado pelo Seminário para Professores e pela Faculdade de Ciências Humanas da Yeshiva University, foi ordenado rabino pelo Jewish Theological Seminary of America, recebendo em seguida o Título Doutor Honoris Causa em Teologia. De 1941 a 1948 exerceu a função de rabino nas congregações de Columbia, Carolina do Sul, Kew Gardens e Nova York, e como rabino do exército dos Estados Unidos. Em 1948, fundou a Jonathan David Publishers, onde ocupa o cargo de director-presidente.

Entre suas inúmeras obras publicadas destacam-se: The New Name Dictionary, The Jewish Home Advisor, The Jewish Child’s Book of Why, Our Religion: The Torah, Jewish Information Quis Book, Who’s Who in the Talmud, The Family Seder e The Complete Dictionary of English and Hebrew First Names.

Em Português foram lançados: Livro Judaico dos Porquês, Segundo Livro Judaico dos Porquês, Os Porquês da Torá e Estórias da Bíblia para Crianças, pela Editora e Livraria Sêfer.

Advertisements

Sobre RAMM
My Motto: The wise man doesnt give the right answers, he poses the right questions, Claude Levi-Straus.

8 Responses to OS PORQUÊS DA TORÁ

  1. Great article I really enjoy your blog.

    • RAM says:

      Todah Rabah!!! Although the blog is written in Portuguese I also thank you for translating and reading the posts!

      By the way we may open a Jewish shop is Lisbon, Portugal (the first one since inquisition) this year, we will need a Judaica supplier, do you export for shops? Also do you know if we could sell our Jewish Literature in Portuguese through any website in Eretz Israel? My direct e-mail is euroenigma@sapo.pt

      Shalom
      Ricardo Moreno

  2. Reinaldo Pereira says:

    Gostaria de saber se existe a tora transliterada nos nossos caracteres latinos….explicando melhor quero ler o hebraico no nosso alfabeto. Obrigado

    • RAM says:

      Prezado Reinaldo,

      Que eu saiba só existem duas edições da Torá em Português; Torá – A Lei de Moisés da Sêfer e a Torá Viva. Ambas em Hebraico e Português mas sem transliteração. Não conheço nenhuma versão transliterada em Português, provavelmente encontrará em Castelhano ou Francês. Cumprimentos.

  3. gostaria de saber onde posso encontrar o talmud.

    • RAM says:

      Prezado Garcia,
      Não existe uma tradução completa do Talmud para Português, existem em inglês, francês e espanhol. Poderá encontrar facilmente uma editora ou livraria que o venda fazendo uma pesquisa no Google. A Artscroll vende a edição em inglês, francês e hebraico, veja em http://www.artscroll.com/Talmud1.htm.
      Pode pesquisar outros livros relacionados na nossa livraria em http://www.judaicaportugal.com ou se reside no Brasil em http://www.sefer.com.br (que também vende o Talmud em inglês).
      Cordial Shalom
      Ricardo Moreno

  4. Judaica art says:

    It reminds me of Torah lessons in school how the teacher was teaching us to read between the lines and discover the hidden levels beneath the story

    • RAMM says:

      Indeed it does, todah rabah. I have just looked at your judaica articles, they are beautiful. Let me know if we can make any sort of partnership with our online store as well. http://www.judaicaportugal.com. My email is euroenigma@sapo.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: